segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O enigma do quadrado Sator



O quadrado sator é um dos mais interessantes enigmas que já vi. Trata-se de um quadrado formado por cinco palavras em latim: SATOR, AREPO, TENET, OPERA, ROTAS, que em conjunto (escritas da esquerda para direita, ou de cima para baixo) formam um palíndromo.

Não se sabe o real significado da frase. Apesar de rara, essa inscrição aparece em cidades romanas e construções medievais, desenhada em suportes imóveis ou de difícil mobilidade, como paredes de edifícios , colunas e paredes de pedra. Pode ser lido de variadas formas por tratar-se de uma metáfora. Mas o que causou confusão nos pesquisadores foi a palavra AREPO, por não ser reproduzida em texto algum da antiguidade. A leitura mais comum é: "Arepo, o semeador, mantém com destreza as rodas”.

Várias hipóteses a respeito deste enigma foram criadas desde então. Os católicos admitem que trata-se de um anagrama a expressão "Pater noster" acompanhado de "A O" (alfa e omega).

Outra versão cristã-medieval afirma que estas palavras nomeavam os pregos usados na crucificação de Cristo, enquanto outras dizem que identificavam os 3 Reis Magos.

De qualquer modo, independentemente do significado literal desta inscrição, o seu significado mágico é óbvio e insere-se numa prática muito dilatada no tempo e com uma ampla distribuição geográfica. Acredita-se que eram fórmulas mágicas que dispostas de forma confusa ou com várias hipóteses de leitura confundiam e neutralizavam as forças malignas. 




E você, o que acha?

5 comentários:

  1. Humm!interessante Violeta,desconhecia essa Estória.e a respeito do enigma acho que deve ser algo "oculto" tipo essas coisas de sociedades secretas e blá blá enfim adorei o post.
    =*

    ResponderExcluir
  2. Bom, estava vendo alguns dias atrás algo sobre um homem que diz ter encontrado o "segredo" das civilizações antigas, a forma de erguer pedras que pesam toneladas sem nenhum esforço. Como a inscrição está nas paredes, vai que...

    ResponderExcluir
  3. estudei latim por 5 anos e hoje com 72 anos me lembrei desta frase da qual nunca soube a origem e significado pleno dela,Sempre foi enigma, porem muito ineressante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se, apesar de um errinho aqui e outro ali, o significado dessas três palavras "TENET ROTAS OPERA" fosse o seguinte: "MANTENHA RODAS GIRANDO"? Isso não poderia, entre tantas outra hipóteses, remeter às RODAS da Mercabah, vistas pelo profeta Ezequiel? Digo isso porque já vi essa mesma inscrição em caracteres hebraicos e, como todos sabem, nesse tipo de linguagem, lê-se da direita para a esquerda, enquanto que no latim lê-se da esquerda para a direita. O curioso desse quadrado SATOR é o fato de que, a exceção da palavra TENET (lida igualmente direta e reversamente), as outras duas palavras (SATOR, AREPO) são escritas ora em sentido ocidental e ora em sentido oriental de leitura, dando a entender que se trata do encontro de duas culturas.

      Excluir