quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A história das fotos de Post Mortem.

E aí galera?

Nada melhor do que colocar sua amargura para fora, ao som de Sopor Aeternus, fazendo o que você faz de melhor! Trazendo para vocês das profundezas do Limbo: " A história das fotos de Post Mortem!"

Graças á internet, muitas coisas, antes esquecidas, foram desenterradas e acabaram se tornando populares. Entre os blogs, que tem como tema o sobrenatural, temos as tão famosas fotos de post mortem, que mostra familiares posando em fotos com seus entes queridos, que já morreram, posando em fotos como se ainda estivessem em vida.
Post Mortem vem do latim que significa Pós Morte, mas como surgiu esse costume?


Diz a lenda que o costume surgiu na Inglaterra, quando a rainha Victoria, pediu que fotografassem o cadáver de um amigo, para que ela pudesse guardar como recordação. Diz que pouco depois disso, o costume se espalhou, para quem quisesse guardar, a recordação mais triste que poderia ter, da pessoas amada. Hoje achamos extremamente mórbido, mas no século XIX, era comum que as pessoas guardassem álbuns com fotos, das pessoas que já haviam partido. 
Mas não era só uma questão de recordação, mas também era uma questão de "Status", afinal tirar fotos não era tão barato assim. Hoje em dia você compra um celular de R$ 150,00, ele tira foto, mas antes não...essas fotos eram caras, e só famílias com dinheiro que poderiam tê-las. Sem falar que eram poucos os que tinham uma câmera.



Era também elaborado todo um cenário antes de tirar as fotos, como na foto ao lado  a menina que está no centro da foto está morta, há uma espécie de suporte em seus pés, para que fique ereta, se você analisar bem a foto você verá. Os braços foram posicionados para que parecessem apoiar em seus pais, e até mesmo as pálpebras foram pintadas para que parecessem estarem abertas, até se pode notar a diferença entre uma e outra. 







Alguns dizem que nessa foto, quem está morta na verdade é a mãe, da criança...(mesmo em vida, eu estaria morta...)
















O curioso dessa foto, é que todas as mulheres nela, estão mortas. Sim, isso mesmo. Inclusive, historiadores afirmam que a moça de costas, está com o rosto, desfigurado, por isso não foi fotografada de frente.








Em alguns casos, tiravam - se as fotos com a pessoa em questão, dentro do caixão. Já vi fotos de parentes, de alguns amigos, e até então era visto como algo normal na época...













Mesmo após o chamado "Rigor Mortis", que é o endurecimento do corpo, após a morte; que causa o endurecimento dos músculos, dificultando a manipulação do corpo; mas ainda sim era feito de tudo para que o corpo ficasse com aspecto natural, calço em cadeiras, inclinar o corpo, inclinar a câmera  até maquiagem era utilizado, mesmo que as fotos fossem em preto e branco, para dar um tom mais "Vivo" ao Morto. Esse procedimento era usado principalmente em fotos de crianças; até mesmo fotografa-las segurando seus brinquedos...










Nessa foto pai e filho estão mortos, a primeira vez que vi, achei que era só o neném...

















Nessa foto, a menina, tem que posar para foto, com o irmão mais velho, já falecido. Terapeuta para o resto da vida! Apesar que hoje essa é a nossa visão, de que essas fotos eram bizarras, mas naquela época era uma forma de ter uma última recordação, uma última despedida. Mas ainda sim, eu, Condessa Lua, não seria capaz de guardar algo que eterniza, as pessoas que amo, no momento em que elas partiram, por mais natural que a morte possa ser...





Dois anjinhos que aparentam estar somente dormindo, ou estarem se preparando para tal... E você leitor, o que acha dessas fotos? Você guardaria uma foto dessa como recordação?

Espero que tenham gostado...

6 comentários:

  1. Muito interessante, eu já vi várias fotos Post Mortem, mas não sabia daonde eles tiraram isso, parabéns Lua!

    ResponderExcluir
  2. eu gostei do post, histórico... meu avô foi fotografado no caixão, rodeado pelos filhos, quando vi achei absurdo, mas disseram ser costume antigo... aaff rsrs

    ResponderExcluir
  3. Caraio.... Deu sei la....

    Muito foda e assustador....!

    ResponderExcluir
  4. Gosto de observar esse tipo de foto juntamente com a história dela,parabéns pela matéria

    ResponderExcluir
  5. Gosto de observar esse tipo de foto juntamente com a história dela,parabéns pela matéria

    ResponderExcluir
  6. Gosto de observar esse tipo de foto juntamente com a história dela,parabéns pela matéria

    ResponderExcluir