quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Minha contribuição para a campanha de incentivo a leitura!

E aí galera?

Bem, depois do convite do companheiro, Medo Sensitivo e do Mundo Assustado, de participar da campanha; eu fiquei muito empolgada, pois sou viciada em livros, e acredito que os livros são portas para a cultura que atiçam e estimulam nossa imaginação. Claro que se eu fosse escrever todos de uma vez, eu ia ficar um século aqui escrevendo, então em breve eu volto com mais uma lista!

Esses são os livros que recomendo:

"Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley (Brave New World na versão original em língua inglesa) foi publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais aparentes chamada "soma". As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de
família também não existe". 
É sem dúvida um dos meus favoritos, mostrando que na falta de certos conflitos diários, os seres humanos parecem somente existir, sem falar a questão do condicionamento, que não é capaz de silenciar a mente humana...


"Ensaio sobre a Cegueira - José SaramagoA cegueira começa num único homem, durante a sua rotina habitual. Quando está sentado no semáforo, este homem tem um ataque de cegueira, e é aí, com as pessoas que correm em seu socorro que uma cadeia sucessiva de cegueira se forma… Uma cegueira, branca, como um mar de leite e jamais conhecida, alastra-se rapidamente em forma de epidemia. O governo decide agir, e as pessoas infectadas são colocadas em uma quarentena com recursos limitados que irá desvendar aos poucos as características primitivas do ser humano. Nesta quarentena esses sentimentos se irão desenvolver sob diversas formas: lutas entre grupos pela pouca comida disponibilizada, compaixão pelos doentes e os mais necessitados, como idosos ou crianças, embaraço por atitudes que antes nunca seriam cometidas, atos de violência e abuso sexual, mortes,…" 
Na minha opinião, um livro que mostra todas as faces dos seres humanos, diante de uma epidemia, ou de um fim próximo. Mostra o desespero, daqueles que precisam e querem viver.

Essa é a versão que tenho aqui em casa, que comprei em um sebo.
As quatro estações - Stephen King: Esse não poderia faltar em minha lista. Desse livro de 4 contos, onde dois foram adaptados para o cinema. O primeiro conto, a história de um homem misterioso, que supostamente paga por um crime que não cometeu. No segundo um jovem, muito inteligente, que é fascinado pelo nazismo, descobre um vizinho, já muito velho, que esteve ao lado de Hitler, e o chantageia, de todas as formas para saber detalhes da guerra.  No terceiro quatro garotos, cada um com seu conflito, que saem em busca de um corpo perdido em um trilho de trem, no meio do nada. E o conto mais ferrado, a história de uma garota, que em uma época distante, decide ter seu filho, mesmo depois de ser abandonada, e só para atiçar mais a curiosidade, esse conto foi comparado a Edgar Allan Poe! Eu amo todos os contos,e garanto que o livro te prende do começo ao fim!

E olha que só custou  R$15,00!
O  Mito do Cthulhu - H.P Lovecraft: Esse faz pouco tempo que li, mas entrou para os meus favoritos...O Cthulhu, é um ser milenar, que existiu bem antes da humanidade, mas que agora, está adormecido. Mas um culto continua tentando invocar essa criatura sinistra, que é o mal materializado! Nos contos: "O chamado do Cthulhu" e "Horror em Dunwich", você terá uma prévia desse panteão de criaturas, de seus cultos, e de suas intenções com os seres humanos. Meu conto favorito é o "Sussurrador das Trevas", um conto que mostra dois eruditos, que acabam encontrando o terror e o medo, ao fuçarem nas crenças antigas, sobre um primo distante do Cthulhu. E para finalizar o "Assombrador das Trevas", um conto cheio de horror, mostrando que a curiosidade ás vezes pode ser letal...


Já que todos o blogs parceiros, já participaram dessa ótima iniciativa, eu deixo em aberto para os outros escritores do Limbo, que livros vocês recomendam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário