sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Folclore Japonês Parte 1

Olá Galera,
Acho que vou aproveitar a calmaria para postar tudo que eu puder (rss), tirando uma dor chata nas costas, hoje começo uma postagem que á muito tempo queria finalizar. Eu tenho uma paixão louca pelo Japão, e adoro também seu vasto folclore, então nada melhor que ajuntar o útil ao agradável. Hoje escrevo sobre Folclore Japonês e uma de suas criaturas fantásticas.


Começando pelo Kappa. 
Bem o Kappa é um Yokai. Aí você vai perguntar para mim: Lua o que um Yokai?
O Yokai, é uma das classes, das criaturas do folclore Japonês. Esse termo pode ser dado a qualquer criatura sobrenatural ou monstro. O Kappa, na categoria Yokai, está junto de várias outras criaturas, um tanto conhecidas da internet, como a Yuki Onna, Kitsune e Oni (temas para próximas postagens!)

Os Kappas, são descritos na cultura Japonesa, desde do século 18. Eram criaturas que habitavam rios, mares e lagos. Pareciam crianças, da pele amarelada ou esverdeada, dedos dos pés e das mão pareciam teias, de nariz comprido e olhos arredondados. Eles tinham uma concha, que era como o casco de tartaruga; e sua cabeça era côncava, retendo água. Diziam que se água derramasse, o Kappa perdia sua força.
Diziam que ele tentava agarrar cavalos e vacas, que chegassem perto de suas águas. Sugavam sangue através de seus ânus (meio fetichistas eles não? rsss). Eles saiam da água para roubar pepinos e melões (até mesmo os monstros têm uma dieta balanceada), estupravam as mulheres e atacavam as pessoas para comer seus fígados. Para se proteger as pessoas entalhavam o nome da pessoa no pepino e jogava ele na água, depois do agrado o Kappa se via no dever de não atacar aquela pessoa, (viciado em pepino! Hum, Granola!).
As pessoas não costumavam atacar os Kappas, mas faziam acordos com eles. Na história "The Kappa of Fukiura", o Kappa era uma criatura monstruosa que perdeu o braço atacando um cavalo. Um fazendeiro (os Kappas apareciam mais na zona rural), pegou o braço perdido, e a noite o Kappa foi até ele pedir o braço de volta. De primeira o fazendeiro ficou desconfiado, mas o Kappa prometeu que nunca mais atacaria ninguém das redondezas. E depois daquele dia, quando um Kappa diferente aparecia, o Kappa de Fukiura, que tinha feito o acordo, avisava os fazendeiros dizendo: _ "Não deixe as crianças irem até a praia, pois o convidado está chegando"....

Existe também uma outra história, que conta que um fazendeiro deixou seu cavalo amarrado perto do rio. O Kappa tento arrastar o cavalo, mas esse saiu correndo como um louco. O Kappa ficou preso ao cavalo, e derramou a água de sua cabeça (como eu escrevi antes, assim ele perdia sua força). Quando o homem foi ao estábulo, o cavalo estava lá com o Kappa fraco. O Kappa disse ao o homem:_ "Se você preparar uma festa eu certamente, lhe emprestarei as tigelas necessárias". Depois desse dia, toda vez que o homem ia dar uma festa, o Kappa trazia as tigelas. No final da festa, era só deixar elas do lado de fora, que o Kappa recolhia.
Dizem que as pessoas aprenderam a arte de curar ossos fraturados com os Kappas.
Para se livrar do Kappa, é cumprimenta - lo várias vezes, com o abaixar de cabeça típico dos Japoneses. O Kappa se verá na obrigação de responder, e quando ele imitar, irá derramar todo o líquido de sua cabeça. Outro é dar pepino que eles adoram, (sem comentários!).
Kappa Maki é um sushi recheado com pepino, que recebeu esse nome, justamente pela importância que o Kappa tem na cultura Japonesa.

O Kappa também pode ser chamado de Gataro e Kawako.
Espero que tenham gostado!
Beijos da Lua.

"I need to be silenced
In silence where I hide my fear"
                                             Eleigon



Nenhum comentário:

Postar um comentário