quinta-feira, 12 de julho de 2012

A verdadeira história das Bruxas de Salém



Em 1692 começou uma caça à bruxas  na vila de Salem, Massachusets, nos Estados Unidos, que logo se espalhou pelas vilas vizinhas. Centenas de pessoas foram acusadas de feitiçaria e vinte foram executadas como bruxas. Os historiadores, contudo, esclareceram e apontaram as verdadeiras razões dessa onda de terror na época da colonização norte-americana no final do séc. 17.
Em 1600, um grupo de imigrantes ingleses conhecidos como "puritanos" se estabeleceram em Massachusets. Desprezados em sua terra vieram para o Novo Mundo para poderem viver segundo os seus princípios. Para esse grupo radical todo o bem viria de Deus e todo o mal estaria ligado ao demônio; acreditava ainda, e temiam, em particular, as bruxas. Segundo eles, estas agiam com, e sob, o demônio, que dominava até mesmo pessoas irrepreensíveis da comunidade. Essa era uma época de muitas superstições, poucos estudos e cultura limitada a poucas famílias e aos ministros religiosos.
Em 1689, Samuel Parris, ministro anglicano, havia se mudado para a aldeia de Salem com sua família e dois escravos, Tituba e Jhon, um nativo índio. Em janeiro de 1692, a filha de Parris, Elizabeth Parris, 9 anos, conhecida como Betty, adoece. É a doença de Betty, o gatilho para a "caça às bruxas" e posteriormente, os julgamentos e as execuções. Levada ao médico, William Griggs, ele não consegue diagnosticar a doença em Betty e sob pressão do pai, Samuel, aponta a bruxaria como causa do mal na criança. Isto foi o suficiente para a  histeria tomar conta da comunidade.
Pouco antes, um surto de varíola atacou as crianças de Salem, e esta doença, para a crença da época, tinha origem demoníaca. Betty e uma sobrinha dos Parris começaram a se comportar de forma estranha, com convulsões, gritos e outras formas de histeria. Inquiridas, as meninas alegaram influência dos escravos da família Tituba e de duas mendigas da Vila, Sara Good e Sara Osborne. Estas, levadas diante dos magistrados da vila negaram qualquer influência, mas Tituba afirmou que estava dominada por um demônio. As três foram então, levadas à prisão.
Estava plantada e crescia a semente da paranóia que atingiu até pessoas respeitáveis como Martha Corey, participante fiel da igreja local. Em 27 de maio de 1692, o governador William Phipps, ordenou a criação de um Tribunal Especial para ouvir e decidir sobre esses casos, em Suffolk, Essex e nos condados de Middlesex. Em 10 de junho de ano ocorreu o primeiro enforcamento de uma acusada, uma pobre mulher promíscua e maledicente da vila. 
O contexto histórico desse drama mostra disputas familiares de terras, interferência religiosa e intensa superstição. Inocentes pagaram injustamente com suas vidas e outros tiveram seus nomes envolvidos sem motivos reais. 
Por fim, O reverendo Parris e sua família foram forçados a se afastar de Salem em 1696, devido à pressão da comunidade e seu filho Noyes morreu em plena insanidade mental. A religião puritana começou a desvanecer-se e perdeu sua influência e credibilidade, como resultado direto dos julgamentos e execuções. A partir daí, a sociedade colonial começou a questionar as crenças ultrapassadas e supersticiosas dos puritanos, bem como de outros grupos religiosos similares.
Restou uma frase de Mary East, injustamente enforcada em 22 de setembro de 1692:
"Se for possível, que não se derrame mais  sangue inocente ... Eu estou limpa deste pecado".

Escrito por Violeta Marx.

28 comentários:

  1. iprenascenca.blogspot.com/...........para saber sobre a verdade dos espiritos,demonios etc...o blog ainda e novo mas servirá de grande ajuda

    ResponderExcluir
  2. Violeta, gostei do texto. Estou assistindo a série Salem e por gostar de história e mitos, procurei a saber do contexto histórico. Agora ficou bem claro.

    ResponderExcluir
  3. Assisti ao filme, e o blog retrata bastante o que se passá no filme. Principais nomes, e etc...

    ResponderExcluir
  4. Assisti ao filme, e o blog retrata bastante o que se passá no filme. Principais nomes, e etc...

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de assistir série Salem ,tem no netflix?

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de assistir série Salem , tem netflix?

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de assistir série Salem , tem netflix?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. o site esta ótimo, mais tem muita historia por trás disso tudo unas parte eu sei pois minha família e dessedente de salém, ate hoje eu tenho um colar que era da tátara vó da minha tátara tátara tátara tátara tátara tátara tátara tátara tátara vó, eu acredito nelas pois cresce com o ensinamento deles, pois desde pequeno tive que aprender latim e todos os seus significado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi elijah good meu nome é Larissa, minha familia tem descendência grega e americana eu também cresci tendo que aprender latim e linguas mortas que as bruxas usavam, estudei ocultismo , teologia .

      Excluir
    2. Elijah você pode me ajudar com há história das bruxas de salém

      Excluir
    3. ELIJAH ENTRE NO LIMBO E ME MANDE POR FAVOR MENSAGENS DA HISTÓRIA DAS MULHERES DE SALÉM

      Excluir
    4. Que massa , você poderia me falar como é esse colar ? Por favor

      Excluir
  10. Tenho um trabalho para apresentar na faculdade e na escola, sobre a vida e a consequência das mulheres condenadas em salém.Então você pode me ajudar por favor

    ResponderExcluir
  11. Por favor você pode me mandar mensagem por aqui e será que pode me ligaR,

    ResponderExcluir
  12. EU NÃO SEI SE É SEGURO DEIXAR MEU CONTATO MAIS, VOCÊ PODE POR FAVOR, POR FAVOR ME MANDAR UMA MENSAGEM COM INFORMAÇÕES DA HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  13. Me sinto Atraído por esse tipo de Assunto.

    ResponderExcluir