quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bruxas e Bruxarias

Elas são boas? Elas são más? Elas lançam feitiços para fazer coisas ruins acontecerem?


A verdadeira definição de uma bruxa, bem como a história das bruxas em geral é amplamente debatida. Muitos textos descrevem a bruxaria como pactos com o diabo em troca de poderes para fazer o mal e prejudicar os outros. Embora isso possa ter alguma verdade em certas seitas, para a maioria das bruxas modernas isso está muito longe de suas crenças e práticas reais.

A crença na magia e na bruxaria existe desde o início dos tempos. O homem primitivo pagava tributo aos deuses e deusas que governavam seu mundo e traziam colheitas saudáveis e invernos amenos. A ideia da magia surgiu quando as coisas não iam muito bem: ela cresceu do caos que acompanhava um clima ruim, doença ou escassez de alimentos. Quando os tempos eram difíceis, os xamãs, médicos, bruxas e outros tipos de feiticeiros lançavam feitiços e realizavam rituais para canalizar o poder dos deuses. A canalização desse poder tinha resultados mistos: as bruxas, que eram principalmente mulheres, eram originalmente vistas como sábias curandeiras que tanto poderiam cultivar quanto destruir; essa crença em seu poder levou ao medo e este forçou as bruxas a viverem como proscritas.

A bruxaria é uma religião pagã. As religiões pagãs cultuam divindades múltiplas em vez de um único Deus. O paganismo é uma das mais antigas religiões e inclui todas as religiões que não são cristãs, muçulmanas ou judias, o que significa que o Paganismo inclui as religiões hindus, budistas, taoístas, confúcias e dos índios americanos, bem como todas as outras religiões. De acordo com o Pesquisador de Fatos Cambridge de 1998, o Paganismo representa 50 % de todas as religiões.
A palavra “pagão”, na verdade, se deriva do latim pagini ou paganus, palavras que significam “terra” ou “habitante doméstico” ou, mais simplesmente, “camponês” - as pessoas rotuladas como pagãos eram consideradas inferiores aos que viviam nas cidades. Contudo, isso não significa que essas pessoas eram más. O medo da bruxaria começou a prevalecer por volta de 1450 quando as pessoas começaram a associar a bruxaria e o paganismo com adoração ao diabo.

Fonte: Blog o Livro da Bruxa

4 comentários:

  1. Eu costumo chamar de crenças antigas. A mulher era vista como sagrada por que podia dar a luz. Algumas crenças também acreditavam que as fases da lua, era as fases da "Deusa" (o conceito de Deus só veio com o Cristianismo. Eu sempre achei que a bruxaria era equilibrada, nem boa nem má, isso dependeria do que a pessoa pratica. Mas as antigas religiões não tinham nada de mal....como exemplo o Druida, que apenas significa "o que guarda o carvalho, ou o que tem o conhecimento do carvalho..." e isso é do diabo por acaso?

    ResponderExcluir
  2. Escrevi um monte, e esqueci do principal:
    Adorei Violeta, louca para ler sua próxima postagem!

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber mais sobre bruxas, e gostaria de ver mais sobre o assunto, por quê tenho uma certa quedinha por witches.

    ResponderExcluir