quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dark Art_Joel Witkin e sua arte sinistra e bizarra.(+18)


E aí galera?
Já faz um tempo que eu queria voltar a fazer  coluna "Dark Art". Recentemente achei ilustrações perfeitas para essa postagem, mas não só ilustrações; mas também fotografias e pinturas. Hoje recomeço, trazendo para vocês, o lado mais obscura da arte!






E seu eu te contasse que Johnie Baima, que ficou conhecido pelo vídeo, "obedece a la morsa", posou para esse fotógrafo? Mas claro, não de um jeito convencional!
Peter Witkin, nascido em 1939, em Nova Iorque. 












Com dezessete anos, já sentia o chamado da fotografia. Mas é um tanto controverso como ele realmente começou na fotografia, as fontes que consultei, umas dizem que foi o fato de presenciar um acidente de carro, onde uma garota foi decapitada, e a cabeça dela rolou até os seus pés. Ele chegou a dizer, que expressão de seus olhos foi o que mais te chamou a atenção. Outras fontes dizem que tudo começou quando decidiu fotografar um rabino que jurava ter conversado com Deus. Mas desde cedo tinha contato com a arte, sua mão e seus irmãos eram pintores.
Seu pai era judeu e sua mãe católica, sempre foram pais presentes, mas que também não deixavam a religião fora de casa, fazendo com que Witkin presenciasse o divórcio dos pais, principalmente por causa de suas divergências religiosas.





Witkin depois de fotografar o rabino, foi para Coney Island, onde em circo de horrores, fotografou um Hermafrodita  O lugar exercia tremenda fascinação nele. Foi o cenário até mesmo de sua primeira relação sexual.
"Cheguei a escurecer-me de tal forma em relação a morte que me alistei como fotógrafo no Vietnam. Depois de receber treinamento especial, enquanto esperava ser chamado para o front, tentei suicidar me". Essa foi a declaração de Witkin, quando teve por obrigação se alistar no exército. Mas Witkin, saiu do exército, e já em 1976 ganhava  o Masters of Arts na Universidade do Novo México.










Suas fotos primeiros são esboços em um papel. Depois é procurado objetos e modelos, para posarem como no esboço e depois é feita a manipulação do negativo, com agentes químicos e ação física.
Claro que ele sofreu com comentários maldosos, como ser chamado de blasfemo e sensacionalista.











“O humanismo é, basicamente, uma maneira de racionalizar tudo. Isto é uma negação total a qualquer coisa supernatural. E eu não posso aceitar estes pensamentos.” (Joel-Peter Witkin)




E Vocês galera? O que acharam? Comentem!




































                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário