Bem, depois do convite do companheiro, Medo Sensitivo e do Mundo Assustado, de participar da campanha; eu fiquei muito empolgada, pois sou viciada em livros, e acredito que os livros são portas para a cultura que atiçam e estimulam nossa imaginação. Claro que se eu fosse escrever todos de uma vez, eu ia ficar um século aqui escrevendo, então em breve eu volto com mais uma lista!
Esses são os livros que recomendo:
"Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley (Brave New World na versão original em língua inglesa) foi publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais aparentes chamada "soma". As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de
família também não existe".
É sem dúvida um dos meus favoritos, mostrando que na falta de certos conflitos diários, os seres humanos parecem somente existir, sem falar a questão do condicionamento, que não é capaz de silenciar a mente humana...
"Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago: A cegueira começa num único homem, durante a sua rotina habitual. Quando está sentado no semáforo, este homem tem um ataque de cegueira, e é aí, com as pessoas que correm em seu socorro que uma cadeia sucessiva de cegueira se forma… Uma cegueira, branca, como um mar de leite e jamais conhecida, alastra-se rapidamente em forma de epidemia. O governo decide agir, e as pessoas infectadas são colocadas em uma quarentena com recursos limitados que irá desvendar aos poucos as características primitivas do ser humano. Nesta quarentena esses sentimentos se irão desenvolver sob diversas formas: lutas entre grupos pela pouca comida disponibilizada, compaixão pelos doentes e os mais necessitados, como idosos ou crianças, embaraço por atitudes que antes nunca seriam cometidas, atos de violência e abuso sexual, mortes,…"
Na minha opinião, um livro que mostra todas as faces dos seres humanos, diante de uma epidemia, ou de um fim próximo. Mostra o desespero, daqueles que precisam e querem viver.
Essa é a versão que tenho aqui em casa, que comprei em um sebo. |
E olha que só custou R$15,00! |
Já que todos o blogs parceiros, já participaram dessa ótima iniciativa, eu deixo em aberto para os outros escritores do Limbo, que livros vocês recomendam?
Nenhum comentário:
Postar um comentário