quinta-feira, 12 de julho de 2012

Camazotz e a Bruxa bebedora de Sangue.


Olá galera,
Depois de passar o final de semana em silêncio, estou aqui novamente para mais uma postagem. Ouvindo novamente Nosferatu desta vez a música Close, escrevo sobre lendas mexicanas!

Acreditem se quiser, mas os Maias também possuiam algumas lendas sanguinárias. Eles tinham a lenda do Morcego Vampiro o Camazotz. Era conhecido por ser o “feroz deus das cavernas”
 Diz a lenda do Popul Vuh (único livro que sobrou sobre o povo Maia), que dois irmão viajaram até o submundo para vingar a morte de seu pai. E lá tinham que passar pela Casa dos Morcegos, lá foram atacados, até finalmente terem que lutar com o Camazotz.
Em um momento, um dos irmão é decapitado por Camazotz. A cabeça dele então é usada para jogar bola. O irmão decapitado ganha uma cabeça substituta, assim eles jogam e acabam vencendo. (que jogo mais mórbido!)
Camazotz, tem o nariz afiado, dentes grandes e patas! Ele era muito temido entre os Maias, (eles tinham medo de perder no futebol para ele rsss) e existem diversas representações dele.  Era conhecido por ser  sedento por sangue, e por ser o deus das cavernas. As pessoas não passavam por lugares que acreditavam ser sua morada. Ele também era importante na época da plantação e da colheita.


Já os Astecas, que habitavam o território ao norte dos Maias, possuíam diversas lendas de seres sedentos por sangue. O senhor do Submundo dos Astecas já foi mencionado como vampiro, mas parece ser mais um devorador de almas. Mas um certo “ar” vampírico era encontrados nas deusas da terra Astecas. Tlalteuctli era a personificação das rochas e do solo onde os seres humanos viviam, mas também espalhava o terror. Era retratada como um grande sapo com sangue boca. Mas existiam outras, como Coatlicue (saia de serpentes), Cihuacoatl (mulher serpente), Itzpapalotl (borboleta obsidiana) e a Cihuateteo. Coatlicue é a deusa da vida e da morte, era descrita como uma mulher horrenda, suja e desgrenhada. Tem uma saia feita de cobras e um colar nas mãos com um pingente de crânio.
As mulheres que morriam no parto (de novo!), se tornavam Cihuateteo. Já tinham aguentado as dores do parto, o sacrifício de colocar a criança no mundo, mas morreram neste processo. Por isso eram consideradas guerreiras....Mas elas vagavam a noite, e atacavam a crianças deixando elas doentes ou paralisadas. Elas se encontravam na encruzilhada. Oferendas de alimentos eram deixada para elas em encruzilhadas (muito familiar, não acham? Ainda acredito que todas as crenças se unem por esses pequenos detalhes). Eram oferecido para elas, para que não atacassem as crianças. Diz que só poderiam ficar na encruzilhada até o nascer do Sol, pois depois disso seriam mortas pela luz. Diz que elas tinham os rostos bem brancos e os braços e mãos cobertos de giz.
Existe também a Tlahuelpuchi. Acabou por ganhar o nome de Bruja depois da chegada dos Europeus ao território Asteca. Mas a lenda sobreviveu.
A Tlahuelpuchi, era uma pessoa (quase sempre mulher), que podia se transformar em qualquer animal, sugava o sangue de crianças, e raramente de adultos. Diz que moravam escondidas entre as pessoas. E se transformavam até mesmo em pulgas se fosse necessário. Diz, que elas nasciam de bruxas que não podiam controlar a sua condição. Não tinha como saber se uma pessoa era bruxa até a puberdade, diz que a transformação acontecia na primeira menstruação e que depois disso ela não poderia mais aguentar a sede por sangue. A família não contava que tinham um ente vampiro e também ele mataria qualquer um que contasse a verdade....Elas tinham que beber sangue todo mês.
Para se previnir dela, eram usado o velho e famoso alho, metais brilhantes, desde facões e alfinetes, água pura e espelhos. Se alguém fosse acusado de bruxaria era morto por apredejamento. Em 1954, o Estado aprovou uma lei, onde todas as mortes de recém – nascidos tinham que ser documentadas., os pesquisadores Hugo G. Nutini e John N. Roberts conseguiram diversos relatos de crianças que morreram atráves de bruxaria. 
Caraca, não gostei muito deste post, mais tarde publico outro!!!

Um comentário:

  1. são é muito de acreditar . pois eles os chefes tinha poder e dai. faria oq qui queria com.todos le u.livro muito interessante . chamado CIDADES PERDIDAS . É um livro muito bom

    ResponderExcluir